Meu filme favorito: “O diabo veste Prada.”

O_Diabo_veste_Pradaoi gente, hoje vou falar um pouquinho sobre o meu filme favorito: “O diabo veste Prada”, na qual eu me identifico muito com a protagonista: Anne Hathaway, que faz o papel da Andrea Sachs, ela é uma jornalista recém- formada em busca de uma oportunidade de trabalho, trazendo em sua bagagem inúmeras expectativas e um total desconhecimento da esfera da moda, ela vai para Nova York e, sem imaginar o que a aguarda, é contratada para atuar na Runway. Todos torcem o nariz para ela, não só Miranda, mas suas próprias colegas, que a humilham da mesma forma como a chefe as despreza. Inicialmente Andrea se recusa a adotar os valores e a aparência daquelas que ela denomina de “saltinhos”, por seguirem rigorosamente os padrões da moda, incluindo sapatos com saltos mais altos e finos. A jornalista, que nunca se importou com a sua aparência e adota um estilo totalmente pessoal e despojado, como se desprezasse literalmente o figurino feminino, entra imediatamente, mas ao mesmo tempo decide encarar o desafio e, aos poucos, vai dominando seu trabalho. Miranda, porém, não facilitará sua vida, nem mesmo sua 1 assistente, Emily( Emily Blunt), que tenta, desde o inicio sabotar sua tentativa de conseguir o emprego na revista e tenta ser uma clone da chefe em relação aos colegas de trabalho. Antes de Andrea, várias outras candidatas haviam experimentado permanecer como 2 assistente, sem êxito algum.

Antes e Depois de Andrea

andreaandyIronicamente este cargo é visto internamente com desdém, mas é cobiçado por inúmeras profissionais.

anneandreaantes e depoismirandaO_Diabo_veste_Prada o-diabo-veste-prada

O filme apresenta os estilos de liderança de Miranda, ao qual destacam-se o autoritarismo, arrogância, perfeccionismo, pragmatismo e o sarcasmo, e possui  um papel de influência e comando na agência. Assim que os funcionários recebem a informação de que ela está chegando à empresa, começam a correr, desesperados, organizando seus papéis, mesa, café da manhã, etc., ou seja, o poder coercitivo também está presente, pois todos os funcionários temem as consequências de não cumprir algo que lhes foi solicitado pela chefia. Esse poder causa medo e constrangimento, a partir das punições que poderão sofrer.

Andy é escolhida para o cargo e, sofre muitas humilhações como qualquer funcionário de Miranda, mas com as informações e dicas recebidas de Emily (Emily Blunt), a outra assistente, começa a conhecer o estilo e regras que deve exercer. Emily conhece bem o perfil de Miranda e acaba sendo arrogante com a própria Andy. Ela acredita que Miranda irá levá-la à semana de Moda, em Paris, assim como nos outros anos, portanto o poder de Recompensa, aquele que as pessoas obedecem às outras, com o objetivo de receber algum benefício.

lulu

Eis que Andy recebe a ajuda de Nigel (Stanley Tucci), o diretor de moda da revista, que acaba transformando-a numa profissional elegante e bem-vestida e assim, unindo à sua competência acaba despertando a admiração de Miranda, que vê a assistente como a si própria e dá a ela a oportunidade de se tornar sua assistente principal e ir para a Semana de Moda em Paris para assessorá-la e que isso acaba não sendo alegria para Emily.

Mas, nem tudo é alegria para Andy, pois passa a ficar à disposição de Miranda 24 horas por dia, tanto para trabalhos profissionais quanto pessoais, por exemplo, fazer a lição de casa das filhas gêmeas de Miranda. Com isso, começa a ter conflitos com seu namorado e amigos, pois Andy busca a excelência profissional, atingindo seu limite de eficiência. Isto, negativamente, acaba afetando sua vida pessoal, o relacionamento amoroso e familiar, afastando-a do namorado e dos amigos. As influências de moda da revista também mudam seu estilo de roupa, um dos pontos de humilhação que padecia pelos seus companheiros e chefia de trabalho..

mi

A posição hierárquica de Miranda na Runway Magazine é representada pelo poder legítimo, pois o papel dela dentro da revista é o maior, é ela quem dá as últimas ordens e faz as escolhas detalhadas.

Ela ganha a confiança e reconhecimento de Miranda, mas entrega sua vida ao cuidar da vida da poderosa chefa, que tem o poder do talento ao ser reconhecida como um mito da moda.

Miranda toma as decisões da revista, desconsiderando a opinião das outras pessoas, sendo dominadora, assumindo o estilo de liderança autocrática.

As forças que influenciam esse tipo de liderança no filme é o fato dela reconhecer que seus funcionários não mostravam iniciativa. Os projetos da Runway somente caminhavam quando ela estava presente. Quando ela se ausentava as atividades paravam. Por isso, ela utiliza e acredita neste perfil de líder, confiando em si mesma e no seu autoritarismo nas decisões.

Mesmo os funcionários sendo constantemente humilhados e submetidos há provas que testam diariamente a sua capacidade profissional, intelectual e pessoal, a modo que sua liderança fazia com que seus funcionários tivessem medo de expor suas próprias ideias e opiniões, mesmo que construtivas.

anadEu me identifico muito com a Andrea, sou persistente e nunca desisto dos meus sonhos e quando estou em um emprego, eu valorizo igual a ela. Andrea valorizou seu emprego, e teve que escolher no decorrer do tempo ou o emprego ou seu namorado, e a escolha dela seria igual a minha, ela escolheu seu emprego, o seu sucesso. Por que namorado é passageiro, pode não ser para sempre. Emprego também não é para sempre, mas acontece que o emprego é vida, quando um dia vc vir a perder, já tem outro de braços aberto lhe esperando. Por isso o que eu tenho pra finalizar aqui minha postagem é que vocês, nunca desista de seus sonhos, lute por eles a cada dia, cada minuto que vale muito a pena, e no final você terá vencido todos os obstáculos que a vida lhe mostrou, pense nisso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s